Compre Online na Loja Coty!

Como acalmar sua mente e se concentrar no presente

Confira alguns caminhos além da meditação para quando seus pensamentos estão a milhão



A gente já falou por aqui sobre os benefícios da meditação para uma vida mais serena. Mas vamos admitir: há dias em que nossos pensamentos estão muito agitados e é impossível focar na respiração por alguns minutos. Nesses momentos você já deve ter pensado em buscar alternativas de como acalmar sua mente. Hoje vamos dar alguns caminhos.  

 

A primeira recomendação é: não se cobre por não conseguir meditar. Há outras ações rotineiras que vão te ajudar a focar no presente. Mas lembre-se: escolha um hábito por vez e, quando sentir que ele já está inserido na sua rotina, considere o próximo. Afinal, a ideia aqui não é se sobrecarregar. 

 

Conecte-se com seus sentidos 

 

Quando você foca nos seus sentidos — olfato, paladar, visão, audição e tato — pode perceber as sensações que passam por você naquele momento. Essa conexão com o agora e com o próprio corpo resulta em quietude mental.  

 

Você pode usar isso ao se imaginar no papel de uma crítica gastronômica que vai avaliar uma comida. Nas refeições, em vez de comer em frente ao computador, celular ou tevê, tire um tempo para sentar-se à mesa e saborear o prato. Avalie a apresentação dos alimentos, perceba o cheiro, mastigue devagar, note a textura e os sabores dos ingredientes, aprecie o tempero. Além de dar uma força para o seu sistema digestivo, você vai notar uma vontade de caprichar mais no preparo dos alimentos.  

 

Outra forma de exercitar os sentidos é na hora do banho. Sinta o aroma de seu xampu favorito enquanto massageia o couro cabeludo ou enquanto passa o hidratante no corpo. A fragrância da lavanda é uma ótima pedida, pois tem efeito relaxante. Note como você se sente e aproveite esse momento de autocuidado para dar uma pausa na correria.  

 

Mude o foco 

 

Quando uma preocupação bate forte, costumamos tentar responder na mesma proporção, como se isso pudesse resolver o problema. Isso não costuma dar certo. Quanto mais você tenta controlar aquele pensamento turbulento, mais aflição ele causa. O que fazer então? A resposta é simples: mudar o foco. Decida conscientemente fazer algo diferente para levar sua atenção para outro lugar.  

 

Escolha uma atividade e dedique-se à ela por pelo menos 5 minutos. É tempo suficiente para limpar a mente e retomar seu foco. Tarefas que exigem uma boa dose de concentração são as mais indicadas. Tente escrever, desenhar, ler ou cozinhar. Se você gosta de livros de colorir, eles também são uma boa opção, pois ajudam a acalmar a mente e a desestressar.   

 

Lembre-se que a atividade não deve ser difícil demais para te sobrecarregar ou causar algum tipo de frustração. Conforme você for dominando essa habilidade, pode ir ampliando o grau de dificuldade.   

 

Use sua intuição 

 

Nossa intuição também nos ajuda a acalmar a mente e a focar no presente. Em momentos de maior estresse em que tudo parece urgente, que tal usar sua inteligência intuitiva? Saia do turbilhão de pensamentos. Inspire e expire longa e profundamente. Depois, pergunte-se: o que eu mais preciso nesse momento? Escute a resposta sem questionar ou resistir.   

 

Saber o que está nos incomodando e criar uma estratégia para solucionar esse problema pode fazer maravilhas. Mesmo que seja algo complexo e fora do seu alcance, pergunte-se em seguida o que você poderia fazer, dentro da sua realidade, que te deixaria um pouco mais perto do resultado desejado. Por mais longo que seja o caminho, ele pode ser percorrido um passo de cada vez. Mas para isso é preciso ter clareza. 

 

No final, é um ciclo virtuoso: quando corpo, mente e coração estão em sintonia, nos abrimos para o que nossa intuição tem a nos dizer. Escolha a prática que melhor se encaixa na sua realidade de vida nesse momento e concentre-se nela por alguns dias. Com paciência e constância, os resultados virão. 



Dicas #SigaSeuCoração

Leia também

Nossa intuição diz que você pode se interessar nas dicas a seguir

-

Produtos com o ativo

Agenda Capilar

Hidrata e dá brilho

Nutre e Reduz o Frizz

Reconstrói e cauteriza

Como seguir a agenda capilar Monange?

É muito simples: você só precisa misturar um dos três finalizadores do kit com o creme de tratamento Base Monange e intercalar os tratamentos conforme a necessidade dos cabelos. Também pode ser aplicado sozinho como um finalizador. Siga a agenda:

Finalizadores
Agenda Dia 1 Dia 2 Dia 3
Semana 1 Hidratação Nutrição Reconstrução
Semana 2 Nutrição Hidratação Nutrição
Semana 3 Hidratação Nutrição Reconstrução
Semana 4 Hidratação Hidratação Nutrição
Multivitamin

Dica:

Antes de iniciar a Agenda Capilar, é importante preparar os cabelos pra receber cada um dos tratamentos. Com extrato de bambu e complexo multivitamínico, o shampoo Monange AGENDA CAPILAR deixa os cabelos prontos e limpos pra você alterar entre hidratação, nutrição e reconstrução.

Veja como este diferencial atua em sua pele:

Monange nutre até a 2° camada* da sua pele. Sabe o que isso quer dizer? Que Monange possui ingredientes que nutrem profundamente, aumentando a elasticidade e deixando sua pele mais bonita.

Experimente e dê à dua pele a melhor nutrição e a hidratação que ela precisa.

Hair-Zoom
Saiba mais
Deixe sua opinião
Selecione uma nota! Nome inválido! Avaliação inválida! Recaptcha inválido!

Avaliação enviada com sucesso

Fechar

Obrigado pela avaliação!

Seus comentários foram enviados para nossa equipe. Pedimos que aguarde nosso retorno.

Fechar