Sem tempo para nada?

Saiba como usar a intuição para dar prioridade ao que interessa

Todas nós temos compromissos de trabalho, responsabilidades pessoais e obrigações familiares que nos forçam a fazer malabarismos constantes para dar conta de tudo. E no meio de toda a correria, às vezes não sobra tempo para escutarmos o coração e deixamos de focar no que realmente importa.

Quando não sobra tempo para o autocuidado, é hora de dar prioridade para o que realmente interessa. Saber como usar nosso tempo é definir o que é importante de verdade em nossas vidas.

Será que você realmente está sem tempo?

Antes de pensar em priorizar, entretanto, precisamos nos perguntar sobre como estamos usando o nosso tempo. No dia a dia, temos uma série de atividades que engolem minutos - e às vezes até horas - sem que a gente perceba.

Na lista das coisas que costumam tomar muito do nosso tempo e energia estão as notificações do celular, que tiram nossa concentração, um guarda-roupa bagunçado (quem é que consegue achar uma roupa para vestir assim?), refeições não planejadas, tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo, jogar conversa fora e se preocupar com o que os outros pensam.

O primeiro passo é descobrir para onde seu tempo e atenção estão indo, fazendo um exercício para observar quanto tempo cada atividade toma no seu dia. Divida uma folha de papel em 2 colunas. Na primeira, coloque a atividade e na segunda quanto tempo ela tomou. Por exemplo: Acordei e olhei meus emails e redes sociais / 27 minutos.

Faça esse exercício diariamente, por pelo menos uma semana, e depois reflita sobre a importância de cada atividade e o total de tempo que você gasta com ela. Quantas horas você passou em uma semana vendo redes sociais? Quanto tempo passou fazendo atividades que não são essenciais? Reflita sobre como você poderia ter usado este tempo.

Será que você consegue otimizar o seu tempo?

Otimizar as tarefas do seu dia a dia é fundamental para quem quer mais tempo livre. Uma boa prática é já separar na noite anterior tudo o que você vai precisar para o dia seguinte: escolher sua roupa, deixar o café da manhã adiantado, tudo o que você vai precisar levar para o trabalho perto da porta.

Reserve um ou dois dias da semana para planejar as refeições e preparar marmitas - essa atividade, aliás, pode ser algo divertido, que envolve toda a família. Se estiver faltando tempo para coisas importantes, como por exemplo cuidar da sua saúde ou passar tempo com as crianças, use uma agenda e bloqueie esse tempo, para não marcar mais nada nestes horários.

Priorizar também significa aprender a dizer não educadamente, levando em conta o que realmente importa. E falando em aprendizados, que tal abrir mão do controle e distribuir tarefas? Pergunte-se sempre se você é mesmo a única pessoa que pode fazer aquela tarefa ou se você pode pedir ajuda a alguém, tanto no ambiente profissional quanto no pessoal. Dividir tarefas e responsabilidades não é uma fraqueza, mas sim uma importante ferramenta para quem quer fazer acontecer.

Como aproveitar melhor o seu tempo?

Agora que você já sabe o que está consumindo o seu tempo e se organizou para otimizar seu dia, você vai perceber que é possível fazer algumas trocas que valem a pena. Você poderia, por exemplo, fazer um detox digital e trocar aquelas horas na internet por um encontro com suas amigas, ou quem sabe reduzir o tempo em frente à tevê para finalmente ler aquele livro ou ainda fazer algum programa bacana com o namorado ou com os filhos. Dá até para reservar uma horinha para cuidar do seu corpo, mente e coração.

Leia Também

Venha apoiar uma às outras:

Junte-se às mulheres que fazem acontecer

Produtos com o ativo