10 hábitos para criar uma rotina matinal e fortalecer sua intuição

Descubra como algumas pequenas mudanças podem ter um grande impacto no seu dia

Todo mundo tem uma rotina matinal, mesmo sem perceber. São aquelas coisinhas que fazemos sem precisar pensar: beber água ao acordar, preparar a criançada para a escola, engolir o café e sair voando pela porta para começar um dia sem hora para acabar. Raramente nos damos conta de que, de tanto repetir a correria do dia a dia, o que antes era um improviso acabou se tornando um hábito. É nesse piloto automático que perdemos a conexão entre nossa mente, corpo e coração. Começar o dia de uma maneira mais intencional, reservando alguns minutos para nós mesmas, é um importante exercício de autocuidado que ajuda a fortalecer nossa intuição. Afinal, nossa inteligência intuitiva é muito mais aguçada de manhã, quando estamos descansadas após uma boa noite de sono. Para inspirar você, selecionamos 10 hábitos práticos que podem ter um grande impacto no seu dia.

1. Evite usar o celular

Se a primeira coisa que você faz ao acordar é pegar o seu celular para olhar redes sociais, notícias ou emails, está na hora de mudar. Acessar a internet logo ao acordar - assim como ver ou ouvir o noticiário - nos coloca em um estado reativo, o que pode nos deixar irritadas e na defensiva sem nem percebermos. Em vez disso, a dica é ficar longe do smartphone na primeira hora da sua manhã, para que você possa começar o dia de forma atenta e com um foco positivo.

2. Reserve alguns minutos de silêncio

Dependendo da sua rotina, silêncio deve ser uma raridade. Mais uma razão para valorizá-lo ao máximo: reserve alguns minutos para apreciar conscientemente o silêncio. Seja tomando um café ou chá, meditando, orando ou simplesmente estando presente ao momento, é no silêncio que a voz da nossa intuição fica mais clara.

3. Recorde seus sonhos

Quando dormimos, nosso cérebro processa incontáveis informações absorvidas ao longo do dia, selecionando tudo o que é importante. Muitas vezes, nossos sonhos refletem a busca de nossos cérebros por padrões e respostas para nossos desafios. Mantenha um caderno e caneta ao lado da cama e, logo que acordar de manhã, anote tudo o que vier à sua mente. Com a prática, essas lembranças surgirão cada vez mais facilmente.

4. Pratique otimismo e gratidão

Antes de sair da cama, sorria e agradeça por mais um dia. Quando sorrimos, nosso cérebro libera substâncias que melhoram nosso humor e relaxam o corpo. Aproveite esse momento para potencializar os efeitos positivos do sorriso praticando a gratidão, pensando em uma pessoa e uma situação ou oportunidade pelas quais você é grata.

5. Aprenda algo novo

Desenvolver uma habilidade ou aprender algo novo é uma ótima forma de começar o dia. Reserve 5 minutinhos para ler, praticar ou estudar assuntos relacionados aos desafios que você está enfrentando ou tópicos que despertem seu interesse. O importante é que seja algo que inspire você.

6. Exercite sua criatividade

Uma das melhores formas de escutar sua intuição é usando a criatividade para expressar ideias. Desenhar, pintar, escrever, tricotar, cozinhar, cantar, dançar… Escolha aquela atividade que te dá mais prazer e que você se sente mais à vontade criando e transforme-a em um compromisso matinal de você com você mesma. Explore as possibilidades, invente passos, receitas, misture cores. Siga o seu coração.

7. Escute sua intuição

Sabe aquele caderno e caneta que você deixou perto da cama? Ele pode ter outra utilidade bem interessante na sua rotina matinal. Todo o dia, faça uma pergunta a si mesma sobre algo que você gostaria de saber. Respire fundo e, sem pensar muito, escreva a resposta. Deixe a mão livre e fique atenta ao que sua intuição diz. Frequentemente, a solução para nossos problemas está dentro de nós, só precisamos escutar com atenção.

8. Adote uma mentalidade de crescimento

É comum nos sentirmos paralisadas, incapazes de mudar. Quando cultivamos uma mentalidade de crescimento, passamos a encarar problemas como oportunidades para aprendermos coisas novas e superarmos obstáculos. Aproveite suas manhãs para refletir sobre seus desafios, buscando novas abordagens para resolvê-los.

9. Escreva um diário

Muitas pessoas costumam registrar seus pensamentos no fim do dia, mas às vezes o cansaço é tão grande que esse hábito fica cada vez mais distante. Que tal, então, escrever quando o dia está começando e você está descansada? Diários são a forma mais eficiente de entender o passado, presente e futuro, além de organizar nossos pensamentos, consolidar nossos aprendizados e encontrar respostas sobre nós mesmas.

10. Reviva experiências

Ao acordar, pense em algum acontecimento marcante do dia anterior. Uma conversa, uma experiência, um desafio ou uma conquista. Refaça os passos que te levaram até aquele momento. Você teria feito tudo igual ou faria algo diferente? O quê? Como você avalia seu comportamento? Quando você revive momentos passados e reflete sobre eles, você tem a oportunidade de ligar os pontos e criar um arquivo interno para guiá-la em situações futuras.

Leia Também

Venha apoiar uma às outras:

Junte-se às mulheres que fazem acontecer

Produtos com o ativo