Compre Online na Loja Coty!

10 dicas de meditação em família durante a quarentena

O hábito fortalece a intuição e a saúde mental em tempos de estresse e ansiedade

Em tempos de quarentena, muitas pessoas tiveram de se adaptar a uma rotina forçada de confinamento. Trabalhar, estudar com os filhos e ainda lidar com o estresse e ansiedade do momento são alguns dos desafios que muitas de nós têm enfrentado nas últimas semanas dentro de casa.

Mas, entre tantas turbulências domésticas, você já pensou em convidar sua família para meditar junto com você? Mais do que nunca, desenvolver ferramentas emocionais que nos ajude a afastar pensamentos e comportamentos negativos se tornou essencial para todos viverem em harmonia no mesmo ambiente.

Por isso selecionamos dez dicas de meditação em família durante a quarentena. São orientações simples que podem ser colocadas em prática hoje mesmo.

1. Desperte a curiosidade de seus filhos

Se você tem filhos pequenos, provavelmente eles não sabem o que a mamãe faz quando fecha os olhos e se concentra. O primeiro passo é convidá-los para observar sua meditação por alguns dias. Isso desperta a curiosidade deles e pode permitir que eles queiram tentar. O principal é mostrar como é meditar na prática e como você se sente depois.

2. Crie um cantinho da meditação

Torne a prática um momento especial da família. Isso pode ser feito criando um cantinho da meditação, onde vocês não sejam interrompidos por telefones, celulares, televisão ou computador. Se puder, torne o espaço aconchegante com almofadas, plantas e outros objetos com significado especial. Vale até uma foto de todos juntos.

3. Comece devagar

Independentemente da idade, começar a meditar pode ser desafiador, ainda mais em um período em que todos estão naturalmente estressados e ansiosos. A dica, então, é iniciar praticando dois minutos por dia durante uma semana. Se tudo for bem, aumente mais dois minutos, e faça isso por mais uma semana, e progressivamente. Até quando? É o que contamos na próxima dica.

4. Respeite o tempo de cada um

Conforme sua família evoluir na meditação, você perceberá que cada um tem um limite de tempo em que consegue praticar. Crianças pequenas têm mais dificuldade de manter o foco, especialmente quando há distrações. O mais importante é que eles aprendam que está tudo bem em se distrair e que, quando eles perceberem isso, basta prestar atenção na respiração novamente.

5. Use um timer

Falando em tempo, vale usar um timer, pois ele ajuda todos a entendere que aquela meditação tem um "prazo". Escolha um som tranquilo para indicar o fim da prática, caso você use seu celular. Se for meditar com crianças, deixe que elas iniciem o timer e coloque em um lugar onde elas possam ver. Diga a elas para não se preocuparem com o tempo, mas que relaxem até o sinal sonoro.

6. Foque nas respirações

Para quem está começando a meditar, vale contar a respiração. Foque a atenção no ar entrando pelas narinas e percorrendo sua garganta até chegar aos pulmões. Tente contar um para a inspiração, dois para a expiração, e assim por diante, até 10. E então comece novamente. Se sua mente vagar (e ela vai vagar) sorria ao perceber e retorne o foco à respiração, recomeçando a contagem do número um.

7. Faça um escaneamento corporal

Uma outra prática simples de meditação é o escaneamento corporal. Aqui, o segredo é focar a atenção em uma parte do corpo por vez. Começando com a sola dos pés, qual a sensação? Depois siga para os dedos, os pés, tornozelos, panturrilhas, joelhos e assim por diante, até chegar ao topo da cabeça. Lembre-se de conscientemente relaxar cada parte.

8. Estabeleça uma rotina

Rotinas são importantes, especialmente na quarentena. A dica é reservar um horário específico todos os dias para praticar. Se possível, faça isso de manhã, já que a meditação ajuda a acalmar o corpo e a focar a mente, preparando todos para o dia. Se não for possível, vale meditar uma hora antes de dormir, para relaxar e ter uma boa noite de sono.

9. Torne o momento especial

Na meditação os resultados aparecem com tempo e repetição. Assim como atividades físicas, manter a frequência é o segredo para alcançar os benefícios. Vale tornar o momento mais especial, transformando a prática em algo que sua família faz junto, ou parte de um conjunto de atividades prazerosas como brincar ou ler.

10. Tenha paciência

Pode ser que no começo nem todos queiram meditar, especialmente as crianças. Ou talvez eles tentem por alguns dias e desistam. Tenha paciência e continue dando o exemplo por meio de sua própria prática, no cantinho da meditação. Quando eles estiverem prontos para recomeçar, você estará pronta para ajudá-los.

Dicas #SigaSeuCoração

Leia também

Nossa intuição diz que você pode se interessar nas dicas a seguir

Produtos com o ativo

Agenda Capilar

Hidrata e dá brilho

Nutre e Reduz o Frizz

Reconstrói e cauteriza

Como seguir a agenda capilar Monange?

É muito simples: você só precisa misturar um dos três finalizadores do kit com o creme de tratamento Base Monange e intercalar os tratamentos conforme a necessidade dos cabelos. Também pode ser aplicado sozinho como um finalizador. Siga a agenda:

Finalizadores
Agenda Dia 1 Dia 2 Dia 3
Semana 1 Hidratação Nutrição Reconstrução
Semana 2 Nutrição Hidratação Nutrição
Semana 3 Hidratação Nutrição Reconstrução
Semana 4 Hidratação Hidratação Nutrição
Multivitamin

Dica:

Antes de iniciar a Agenda Capilar, é importante preparar os cabelos pra receber cada um dos tratamentos. Com extrato de bambu e complexo multivitamínico, o shampoo Monange AGENDA CAPILAR deixa os cabelos prontos e limpos pra você alterar entre hidratação, nutrição e reconstrução.

Veja como este diferencial atua em sua pele:

Monange nutre até a 2° camada* da sua pele. Sabe o que isso quer dizer? Que Monange possui ingredientes que nutrem profundamente, aumentando a elasticidade e deixando sua pele mais bonita.

Experimente e dê à dua pele a melhor nutrição e a hidratação que ela precisa.

Hair-Zoom
Saiba mais
Deixe sua opinião
Selecione uma nota! Nome inválido! Avaliação inválida! Recaptcha inválido!

Avaliação enviada com sucesso

Fechar

Obrigado pela avaliação!

Seus comentários foram enviados para nossa equipe. Pedimos que aguarde nosso retorno.

Fechar